terça-feira, 13 de julho de 2010

Engasg-ando em direto sentido ao entendimento


“Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas.”
 Observei esta frase e engasguei num súbito momento de lucidez. O suco de abacaxi com hortelã que estava uma delicia naquela tarde de calmo sol me tomou os pulmões numa asfixia plena de verdades e argumentos turbinados. Foi um momento em que senti o corpo me pedindo para não deixar aquilo passar despercebido, como se quisesse que a mente absorvesse aquilo como que para salvar-me um dia.
A sociedade hoje e cruel mesmo. O trabalhador eficiente esta mais para aquele que vive para trabalhar e que se sacrifica a troco de stress. E penso que esta tudo às avessas. O trabalho tem se tornado tão facilitado ultimamente, tão menos pesado, e nos com nossa velha mania de dificultar tudo ainda caímos nessa de achar que precisamos de tudo com uma porção mais dolorosa de fardo. Como se o sabor da vida fosse ficar mais atraente por isso.
Hoje tudo o que precisamos e de um pouco mais de calma e criatividade. Algo mais de dentro pra fora, suprir aquela necessidade de um pouco mais de coisa viva, de alma. Às vezes a gente seria bem melhor se pensássemos um pouco mais em nos buscar, dentro da gente e das coisas que nos representa. Parar um pouco de correr atrás do vento e voltar um pouco o caminho para dar as mãos para a parte de nos que cansou e ficou lá atrás. Não que seja uma desculpa para tornar-se acomodado, porem para o trabalho continuar e preciso parar.
Lembro de quando assisti a uma palestra de Peppe Orru (editor de moda italiano) quando disse que “para um trabalho concreto precisamos que nele haja uma marca registrada, uma característica que nos torna únicos, uma característica singular”. Sinceramente, passo a acreditar nisso.
Descansar a cabeça durante o trabalho intensifica a percepção e ajuda-nos a nos situar. Um encontro com nossa alma antes distanciada de nos. Nos tocar, acordar nossos sentidos de uma dormência profunda e explicita. Se sentir mais concreto, mais real. Tudo fica mais pleno,aquela tranqüilidade solar te invade e te envolve em plenos campos verdes.

Um comentário:

  1. Nícolas de todos os seus textos que ja li esse é o melhor, bem destribuído, com começo meio e fim e principalmente, tem conteúdo. E em relação ao conteúdo, concorso com você mas sou diferente desses profissionais. Me acho um bom profissional no que eu me proponho a fazer no meu trabalho, mas não preciso chegar ao meu limite de desgaste nunca.

    ResponderExcluir